16.10.09

desCONSTRUTORES da sociedade.

O conteúdo do post de hoje é um tanto quanto polêmico, mas é o retrato exato do que eu defendo com esse blog. Sabe quando eu falo sobre assuntos que te fazem levantar o tom de voz? Esse é um dos que me provoca isso com mais veemência. Chego acreditar às vezes que os resultados provenientes das discussões sobre ele talvez sejam karma de uma vida passada.
Eu tenho horror a falta de ética. A adaptação da moral e das leis para o benefício próprio. Desprezo coligações que utilizam a fraternidade como mera desculpa para uniões desleais na sociedade que visam o favorecimento de alguns em termos econômicos e/ou profissionais. Não vou citar nome da "instituição", pois temo que generalizar não seja positivo em quase nenhum situação. 
Mas receio que princípios que permitem julgar situações como corretas e incorretas considerando apenas o fim de tal proposta, não podem ser considerados éticos ou favoráveis ao crescimento de uma sociedade de forma igualitária. A máxima de Maquiável é extremamente questionável, e de maneira redundante, maquiavélica. 
Questiono a obscuridade das ações realizadas por esse grupo, o elitismo interesseiro, que julga apto a participar desses encontros apenas aqueles que podem de alguma forma colaborar para os fins dos outros participantes. Uniões que pressupondo de um juramento facilitam a corrupção e a concorrência não democrática.
Não pense, no entanto, que sou contra redes de contatos ou parcerias baseadas não confiança. Muito antes do contrário, acredito que o network é uma ótima justificativa para que as pessoas se relacionem mais e convivam coletivamente. Porém, esses grupos do qual falo, ultrapassam o limite da consideração amigável e invadem os princípios da ética e da moral, favorecendo os "colegas" em busca da devolução desse favor em um futuro próximo. 
Afinal, quem diminui as leis divinas, não acredita que "dar sem receber" seja algo plausível para o seu mundo. Assim, todos os meios são justificáveis (para eles) quando o que importa é ser o melhor.
Hoje vou falar assim genericamente, enquanto busco mais informações e teorias que possam calçar aquilo que eu acredito e defendo com unhas e dentes.








Nenhum comentário: