22.2.10

Vamos falar algumas verdades sobre Caxias.

Aqui teu sobrenome conta sim, afinal um parentesco sempre é sinônimo de tentar dar um jeitinho. Jeitinho que é coisa de brasileiro, mas aqui ninguém admite isso, porque todo mundo é Europeu. E lembre-se o importante é ter descendência, mesmo que os teus parentes da Itália não saibam quem você é se recusem qualquer tipo de contato. 
A Festa da Uva acontece de 2 em 2 anos e envolve 3 principios: vaidade, política e tradição. E os 3 andam juntos e embutidos. Toda ideia nova é ruim, mas quando é aprovada pela população é patrimônio. Mudar o Desfile da Sinimbu é praticamente um pecado. Agora trancar uma das ruas principais de uma cidade de meio milhão de habitantes não é. 
Falando em ruas, a cidade cresceu, o número de carros também, mas mesmo assim não existe um engenheiro de trânsito competente para mudar a malha urbana da cidade. Acho que querem tanto que Caxias seja Londres, que preferem que o trânsito pare e assim se pareça ainda mais com a Capital Britânica. Afinal, alguém sabe me explicar porque todo movimento de entrada da cidade desemboca na Sinimbu?
Falando em mudanças a única mudança rápida diz respeito a demolição da arquitetura antiga. Isso todo mundo faz que não vê. Pelo jeito patrimônio cultural não engrandece ninguém. E só é bonito aquilo que é novo. (já falei disso aqui)
Os restaurantes que mais duram são aqueles que tem cara de simples, servem filé, massa, tortéi e galeto. Pouco importa que o preço seja salgado, contanto que se conheça o dono. 
O mesmo se vale pra cena noturna, na qual a fila é sinônimo de noite boa. E os privilégios de poucos parecem não ser notados.
Na verdade esse principio vale pra tudo, desde salões de beleza, lojas até posto de gasolina. 
Aqui a meritocracia parece ser esquecida na maioria dos casos e a "irmandade" prevalece.

Essa é a nossa Caxias.
É assim que a gente funciona. E nem adianta tirar o corpo fora.