31.7.09

Caxias do Sul: Capital Nacional da Exploração Imobiliária

Já me disseram que eu não gostava de Caxias do Sul, mas estão enganados, gosto tanto dessa cidade que me preocupo com ela e principalmente com o rumo que estamos seguindo.
Ano passado esta cidade foi considerada a Capital Nacional da Cultura. Título esse que questiono, baseada principalmente em algo que considero essencial para tal: a diversidade e o acesso cultural. Acho que a cultura provém da história e do estilo de vida adotado pela populção. Assim, não é algo instantâneo ou resolvido com uma meia dúzia de shows em praça pública. Vem do costume de décadas, vem dos valores que são considerados essenciais pelos que aqui vivem. E é isso que me preocupa. Os artigos intangíveis como lembranças e fatos históricos são desprezados, sendo o palpável e visível deslumbrado pela maioria. Mais vale um prédio alto do que um casarão antigo repleto de vida. Mais vale horas de trabalho bem pagas do que momentos de lazer em família.
Não vejo a cidade evoluir de forma pensante, vislumbro somente a pressa em crescer. E já dizia aquele clichê que a "pressa é inimiga da perfeição". Nesse caso a pressa é inimiga do crescimento sustentável e de uma cidade para ser vivida. Temo que em alguns anos Caxias seja uma cidade sem movimento, sem sentimentos, sem coração. Uma cidade de engarrafamentos, de pouco contato humano, uma cidade de máquinas e de concreto.
E veja bem, não sou contrária ao desenvolvimento e muito menos uma nostálgica de carteirinha, só considero que uma cidade não pode crescer sem planejamento. Sem parques convidativos, ruas largas com calçadas planas repletas de pessoas, sem árvores que deem sombra no verão e protejam da chuva no inverno, sem museus que conservem os acontecimentos passados, sem galerias de arte e teatros que tragam os acontecimentos presentes, sem instituição de ensinos suficientes para pensar o futuro.
Afinal qual a cidade que você quer?
Um aglomerado de concreto ou um espaço de convívio humano?
Vamos fazer uma campanha pela conservação da memória Caxiense. Vamos conservar o diferencial da nossa cidade. Vamos impedir que o vazio da exploração consumista nos transforme em meros ocupantes do espaço urbano.
Caxias precisa de personalidade.



30.7.09

hoje eu não tô muito linear, dessa forma meu post vai ser menos ainda.

assunto 1: gripe suína
a agenda da comunicação é tão chata. esse ano, por exemplo, uma crise foi substituindo a outra nos espaços da mídia. primeiro foi a crise econômica, depois a crise do senado, ai veio a crise do air bus da air france, mais recentemente a crise da morte do michael jackson e agora a crise da gripe suína. me pergunto, até quando cada um desses assuntos foi/é verdadeiramente tratado? lembro das minhas aulas de comunicação comparada e teoria da comunicação cada vez que leio uma manchete de jornal e ai penso: sem verdade absoluta, no que podemos acreditar? no caso, acho que a teoria do fim do mundo em 2012 tá começando a fazer sentido.

assunto 2: férias prolongadas
férias de julho são legais. frio, comida, amigos, namorado quentinho. mas depois de um mês já vira rotina, e depois de um mês e meio vou dizer: graças a deus, ESPM!

assunto 3: vida boa
se tem algo que eu recomendo a vocês que moram em Caxias é conhecer o Jardim do Chá, uma delícia de lugar no meio do que sobrou da antiga chácara Eberle. se alguém ainda acha que há justificativa pra exploração imobiliária que aquele lugar histórico e lindo sofreu, quando sentar pra tomar um chá delicioso no Jardim, provavelmente vai passar a defender a preservação. e se não, eu não gosto de você.
ou então, se quiser algo mais descontraído o Elvis Café em Farroupilha é A DICA. o lugar temático inspirado no rei do rock superou as expectativas. fiquei esperando a hora que pela porta iria entrar o capitão do time da escola com aquelas jaquetinhas vintage, no melhor estilo americano de vida.

assunto 4: música
pra aproveitar as férias ouvindo algo bom


matt costa - cold december