14.9.09

adaptar.

pauta de hoje: adaptação.
O segredo de uma vida mais sadia é se adaptar. Boa parte das nossas reclamações diárias provém da tendência humana de se posicionar igualmente independente da situação, uma certa inércia comportamental. 
Mantemos nossos hábitos, sejam eles os mais cotidianos ou as respostas aos estímulos específicos, sem visualizarmos a necessidade de uma nova formatação desses padrões. Isso não significa, no entanto, ser dissimulados, não é preciso modificar os nossos valores norteadores, e sim, os gestos mais tangíveis e os pensamentos mais mutáveis.
Muita da nossa dificuldade de gostarmos de um lugar, por exemplo, são reflexos desse comportamento inflexível que efetuamos sem nem perceber. Sabe aquele mania de ir de casa para o trabalho e de casa para o trabalho, todos os dias e todos os anos? Isso pode fazer com que você deteste a sua cidade e o seu emprego.
Essa "teoria" se aplica também aos relacionamentos interpessoais. Quantas vezes julgamos o outro, considerando somente a NOSSA forma de ser. Por exemplo, nos acostumamos a fazer amigos com facilidade, sem maiores esforços de aproximação ou de sustentação, e então, quando nos mudamos para uma cidade de cultura mais fechada, continuamos a agir dessa maneira, esperando que a aproximação do outro se dê primeiro e que desse primeiro contato logo surja uma amizade verdadeira e longínqua. E ai então, reclamamos, criticamos e praticamente desistimos, sem analisarmos o nosso próprio comportamento e o adaptarmos para a nova situação.
A rigidez da nossa forma de ser pode nos prejudicar e frustrar. Por isso, eu repito, o segredo da vida é nos adaptar.

Nenhum comentário: